PROIC - Mateus Ciucci

A partir do século XII começa a se estabilizar no Ocidente um código de representação visual da palavra proferida: a escrita. Paralelamente, a partir da Idade Média, começa a se gestar o código de escrita musical que será dominante até o século XX. A notação musical apresenta um notável desenvolvimento do repertório de signos dinâmicos e prosódicos, mais do que incipiente na escrita textual. 
O desenvolvimento diferencial desses processos se exacerba radicalmente durante o século XX, quando as tecnologias da escrita evoluem notavelmente no sentido de uma racionalização de recursos, que otimiza a função informativa da linguagem em detrimento de suas instâncias performativas. 
No teatro, o domínio da letra sobre a palavra proferida resultou no estreitamento dos estilos vocais em cena e na consideração do texto teatral como literatura. Assim, o desenvolvimento de signos capazes de notar a dinâmica que o texto teatral propõe para sua performance pode minimizar o efeito da letra sobre a palavra em cena.

PROIC em PDF (Falta Link)