Dissertação Fernando Martins

O conceito de personagem é o ponto de partida para uma cadeia de perguntas que, de maneira abrangente, orientam uma discussão sobre o teatro e suas possibilidades de afetar e ser afetado pelo mundo, através de uma prática sintonizada às transformações que definem nosso tempo. Qual a incidência do conceito de personagem na definição das noções de corpo humano? Que papel ocupa a voz na configuração de uma personagem hoje? Que noções são geradas sobre o próprio teatro quando se pensa o que é uma personagem? Ao longo de 25 séculos de história do teatro ocidental o conceito de personagem assumiu diferentes contornos e essas transformações motivaram, por diferentes razões, o surgimento de inúmeras propostas para a abordagem da cena. Portanto, este trabalho pretende argumentar que o desenvolvimento do trabalho conceitual permite acessar ou mesmo definir o campo metodológico para a atuação. Para isso, serão apresentadas três análises discursivas sobre as formulações de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Silvia Davini, abordagens desenvolvidas em diferentes momentos do século XX. O tema central dessas análises é o contato dos atores com o repertório teatral, considerando o percurso que vai desde a abordagem do texto escrito até sua concretização na voz e na palavra em performance, gerando noções a respeito do conceito de personagem e, por isso, estabelecendo parâmetros metodológicos para o trabalho dos atores. 

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