Dissrtação César Lignelli


O objeto de estudo da presente pesquisa é a dimensão acústica da cena, constituída pelas esferas da palavra, da música e do entorno acústico. Após a consideração de estudos realizados na área, essas esferas foram definidas, justificadas e aplicadas em processos de composição desenvolvidos entre os anos de 2004 e 2006 na Universidade de Brasília. 
A hipótese da presente pesquisa indica que a dimensão acústica da cena poderia ser considerada como ponto de partida para a produção sentido em performance, oferecendo também instâncias de controle dessa produção. Os processos de composição abordados abriram redes complexas de sentido configuradas a partir da dimensão acústica em performance, considerando também a dimensão visual da cena. Os processos de preparação dos atores para os ensaios foram baseados no Principio Dinâmico dos Três Apoios e da Técnica de Micro Atuação, que envolvem também a utilização de meios de produção e reprodução áudio-visuais.
A intensa imersão nesses processos de composição cênica possibilitou cartografar o percurso desenvolvido por mim através dos diversos papéis assumidos neles. As esferas acústicas da cena foram também abordadas a partir do lugar que ocuparam na genealogia do teatro no Ocidente. Uma revisão das obras de Aristóteles Arte Poética, Livro XIX dos Problemas e Arte Retórica, permitiu delinear perspectivas de relações entre o espetáculo teatral na Grécia Antiga e as esferas acústicas da cena, assim como estabelecer certas analogias com o pensamento de Friedrich Nietzsche sobre o assunto.